Blog Layout

Série: Desfazendo Crenças - Crime de Calúnia

Juliana Carvalho (estagiária) • January 15, 2021

O crime de calúnia é tipificado pelo artigo 138 do Código Penal e, segundo este, caluniar é imputar a alguém fato definido como crime, sendo necessário, ademais, que o agente tenha a consciência da falsidade desta imputação.


Salienta-se que com relação ao fato atribuído, é necessário que este seja definido como crime, ou seja, deve estar tipificado pela Legislação Penal. Não há exigência, porém, que o agente indique qual o delito, enquadrando-se como calúnia a mera narração de fato que configure o crime com todas as circunstâncias da infração.


A consumação da calúnia ocorre quando um terceiro passa a conhecer da imputação falsa e o bem jurídico a ser protegido é a honra objetiva, isto é, a reputação da vítima.

Quando o agente, dotado de animus caluniandi, acaba por dar causa à instauração de investigação policial comete, em verdade, um outro crime; de denunciação caluniosa (artigo 339 do Código Penal). Por se tratar de uma imputação sobre o mesmo fato o delito de denunciação caluniosa absorve aquele de calúnia por ser crime complexo.


Por fim, cumpre ressaltar que o §3º do artigo 138 do CP possibilita ao agente provar a veracidade do fato imputado através da chamada ‘exceção da verdade’, devendo ser observadas, todavia, as hipóteses de enquadramento mencionadas pelos seus incisos.



Por VP Advogados 19 de fevereiro de 2024
Título Novo
Por VP Advogados 29 de novembro de 2022
Participação dos nossos sócios no podcast “Palavra de Especialista” da ADPESP (Associação dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo) o qual trata do descompasso constitucional do direito administrativo sancionatorio da Polícia Civil de São Paulo. Confira no link abaixo:
Por Adilson José Vieira Pinto¹ José Pedro Zaccariotto² 23 de novembro de 2022
Encerradas as eleições de outubro último, viu-se renascer entre os policiais civis paulistas, uma vez mais, a esperança de dias melhores.
Mais Posts
Share by: