Blog Layout

Série: Desfazendo Crenças - Crime de Difamação

Luiza Cury (estagiária) • January 18, 2021

A difamação, prevista no artigo 139 do Código Penal, assim como a calúnia, protege a honra objetiva da pessoa, em outras palavras, aquilo que terceiros pensam a seu respeito.


Ocorre a imputação de um fato específico negativo, todavia, dessa vez não criminoso, mas desonroso, depreciador, socialmente, da reputação do indivíduo.


Para mais, diversamente à calúnia, na difamação não interessa a veracidade do fato, e sim o intuito do animus difamandi, ainda que aquele venha a ser verdadeiro.


É o caso, por exemplo, de uma atriz que tem detalhes de sua vida privada exposta em uma revista.

Admite-se, excepcionalmente, a “exceção de verdade” se e quando a difamação se der contra funcionário público, e a ofensa for relativa ao exercício de suas funções. 



A pena para este crime é detenção de três meses a um ano e multa. Entretanto, na hipótese do réu, antes da sentença, retratar-se satisfatoriamente da calúnia ou da difamação, fica eximido de pena, conforme determina o artigo 143 do Código Penal. 



Por VP Advogados 19 de fevereiro de 2024
Título Novo
Por VP Advogados 29 de novembro de 2022
Participação dos nossos sócios no podcast “Palavra de Especialista” da ADPESP (Associação dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo) o qual trata do descompasso constitucional do direito administrativo sancionatorio da Polícia Civil de São Paulo. Confira no link abaixo:
Por Adilson José Vieira Pinto¹ José Pedro Zaccariotto² 23 de novembro de 2022
Encerradas as eleições de outubro último, viu-se renascer entre os policiais civis paulistas, uma vez mais, a esperança de dias melhores.
Mais Posts
Share by: